Antes de abordar o tema deste texto, é importante esclarecer as diferenças entre as palavras autópsia e necropsia.

A primeira, segundo o dicionário Aurélio, significa “exame em si mesmo”, quando que a segunda, pode ser traduzida como “exame de cadáver”. Assim sendo, embora tais palavras sejam comumente empregadas como sinônimas, não o são.

Feitas tais considerações, podemos afirmar que o laudo da necropsia é de grande importância em inúmeras situações, como por exemplo: quando realizado em um animal que teve a causa da morte desconhecida, ou mesmo se há suspeita sobre a conduta do veterinário durante o tratamento médico, quiçá sobre a possibilidade de um produto ter levado o mascote à morte, etc.

A necropsia é o exame que poderá determinar a causa da morte, podendo assim esclarecer as dúvidas que por ventura pairem sobre o falecimento do animal. Para que o corpo do animal possa ser analisadoé preciso que este seja conservado refrigerado, com a finalidade de retardar o processo de decomposição natural do cadáver.

Essa medida nem sempre é lembrada em um momento de tão profunda dor para quem perde o seu melhor amigo. Entretanto quando a emoção dá lugar a desconfiança, nasce o arrependimento de não ter tomado as devidas providências para a realização do exame.

bserve-se sempre que para que o exame seja realizado com sucesso, o corpo deve estar preservado, evitando-se a necrose dos órgãos, possibilitando que um médico veterinário de sua confiança e que seja habilitado para tanto possa realizar a necroscopia. Importante que você nunca permita que o próprio veterinário, do qual se desconfia, realize esta perícia, primeiro por razões de imparcialidade no resultado do laudo, segundo porque você deve buscar um veterinário que esteja realmente apto e que possua profundos conhecimentos sobre patologia para realizar a análise.

No que diz respeito as conclusões do laudo da necropsia, importante destacar que em alguns casos tal parecer poderá não fazer a tão deseja conexão entre a causa do falecimento com o motivo que gerou a sua desconfiança. Contudo, na busca pela verdade você poderá lançar mão de outros subsídios, tais como: o histórico médico do animal, exames anteriores realizados em vida, etc.

Esperamos ter dado uma noção, ainda que de forma breve, sobre a importância da necropsia.

Share This